Segundo dia de Provas do Enem 2016

Atualizado em: novembro 4, 2016

by Enem 2016 on 06/11/2016

Segundo dia de prova Enem 2016: Hoje, milhões de estudantes de todo o país retornarão aos seus locais de prova para desenvolver a redação do Enem 2016 e responder às questões de Linguagens e Matemática. Além do texto dissertativo-argumentativo sobre um tema surpresa, os participantes deverão responder a 45 perguntas de cada área de conhecimento. Os portões serão abertos ao meio dia e fechados às 13h, com início das provas marcado para 13h30min e término agendado para 19h (de Brasília/DF).

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia ligada ao MEC (Ministério da Educação) responsável por organizar as provas do Enem 2016, mais de 16 milhões de provas foram impressas, alocadas em 77 mil malotes e transportadas por 6,1 mil rotas de distribuição até chegarem aos seus respectivos destinos. Ao todo, tanto ontem quanto hoje, estão trabalhando: 1.772 coordenadores estaduais e municipais, 33.336 coordenadores de local de aplicação e assistentes, 476.040 chefes de salas e aplicadores, além de 20 aplicadores especializados.

Fique atento ao horário de fechamento dos portões do Enem 2016!

Infelizmente, milhares de estudantes foram desclassificados ontem por chegarem atrasados ao local de prova do Enem 2016. Não foi por falta de aviso, pois alertamos em inúmeras vezes sobre os horários de abertura e fechamento dos portões e que, além disso, Estados das regiões Nordeste e Norte precisam ficar ainda mais atentos devido à diferença de horário. Agora, como todos já sabem onde fazem as provas, se programem para chegar com antecedência e não tenham a tristeza de uma amarga desclassificação em pleno segundo dia.

Os horários de abertura e fechamento dos portões serão os mesmos de ontem: meio dia e 13h, respectivamente. Por conta da redação do Enem 2016, os estudantes terão uma hora a mais para realizar as provas deste domingo, com término marcado para as 19h. Terá direito de levar o caderno de questões para casa apenas quem sair da sala de aula após as 18h30min.

Quais os possíveis temas da redação do Enem 2016? A pergunta mais feita pelos estudantes hoje é, sem dúvidas, sobre qual será o tema da redação do Enem 2016. Apesar de terem surgido muitas especulações e falsas notícias nos últimos dias, o tema permanece em total sigilo e será descoberto apenas no momento de aplicação do Exame. Entretanto, podemos destacar cinco apostas para este ano:

  1. Legado dos jogos olímpicos;
  2. Marco civil da internet;
  3. Saúde do homem;
  4. Impactos ambientais e o uso dos recursos hídricos;
  5. Novos arranjos familiares.

Confira o gabarito Enem 2016 segundo dia hoje mesmo!

Vale a pena ficar no local de prova até os últimos trinta minutos para garantir o direito de sair com o caderno de questões e conferir as respostas ainda hoje. Assim como fizemos ontem, divulgaremos o gabarito do Enem 2016 deste domingo a partir das 18h30min. Portanto, antes mesmo de chegar em casa, acesse o nosso site e confira a sua quantidade de acertos neste segundo dia. Fique atento à cor da sua prova, pois poderá ser diferente daquela que recebeu ontem.

Enem 2016 Isenção de Taxa de Inscrição

Enem 2016 Isenção de Taxa de Inscrição

Na próxima quarta-feira, dia 09, o Inep publicará o gabarito oficial do Enem 2016 em seu site. Entretanto, as respostas que adiantaremos serão idênticas às do Instituto, visto que todas as questões serão resolvidas por professores especializados nas respectivas áreas de conhecimento.

Qual a data de divulgação do resultado individual do Enem 2016? Assim como aconteceu em todas as edições passadas, o Inep confirmou em edital apenas o dia de divulgação do gabarito oficial, alegando a dificuldade de estabelecer antecipadamente um dia exato para a publicação do resultado do Enem 2016. Entretanto, com base nas datas dos anos anteriores e visto que as notas dos candidatos serão utilizadas nos processos seletivos de programas do MEC (Ministério da Educação) cujos processos seletivos serão abertos no primeiro mês do próximo ano, a previsão é de que os resultados individuais sejam publicados nos primeiros dez dias de janeiro.

Com as notas do Enem 2016, os estudantes poderão se inscrever nos processos seletivos do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Mantenha o foco neste segundo dia e boa sorte! Estamos torcendo pelo seu sucesso. Curta a página do Enem 2016 no facebook para ficar ainda mais por dentro de todas as novidades sobre o Exame Nacional do Ensino Médio e programas do MEC.

Avalie este artigo.

rainor novembro 13, 2016 às 12:38

provas

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: