Resultado Enem 2016

Atualizado em: junho 11, 2016

by Enem 2016 on 11/06/2016

Resultado Enem 2016: O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) confirmou para os dias 05 e 06 de novembro a data de aplicação das provas do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio. Foram mais de 9,2 milhões de candidatos inscritos, que poderão desfrutar das várias oportunidades acessíveis para quem alcança um bom aproveitamento nas provas. O resultado será divulgado em janeiro de 2017.

O Inep divulgou o edital do Enem 2016 em meados do mês de abril. No documento, além de todas as regras e exigências do Exame, estão as datas oficiais de cada etapa. As inscrições aconteceram entre os dias 09 e 20 de maio. As provas acontecerão no primeiro final de semana de novembro, mas a data oficial de publicação do resultado individual não será divulgada com muita antecedência.

Quando serão divulgadas as notas do Enem 2016?

O Inep justifica que é impossível prever uma data precisa para a publicação do resultado do Enem 2016, devido à quantidade de estudantes que participam das provas e da complexidade na correção, principalmente das redações. Entretanto, estima-se, com base nas edições dos últimos anos, que as notas serão divulgadas na primeira quinzena de janeiro do próximo ano.

Para consultar o resultado individual do Enem 2016, o candidato deverá acessar a página do participante, disponível no endereço http://enem.inep.gov.br/participante/. No site, deverão ser informados o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha. Quem não se lembrar da senha poderá, na própria página, recorrer a um link de apoio destinado única e exclusivamente para este fim.

Resultado Enem 2016

Como será calculado o resultado do Enem 2016?

Diferente dos tradicionais vestibulares, a correção do Exame Nacional do Ensino Médio não prioriza apenas o número de acertos dos participantes. Utilizando a TRI (Teoria de Resposta ao Item), a correção das provas do Enem 2016 levará em conta a qualidade da resposta em cada um dos itens, de acordo com o grau de dificuldade da questão.

Estudantes que seguirem uma lógica nas respostas, acertando grande parte das questões fácies, um pouco menos das médias e menos das difíceis, serão aqueles com melhor aproveitamento. Desta forma, a TRI tende a penalizar aqueles que dominam a arte dos “chutões”, sem apresentar uma coerência nas respostas, acertando mais questões difíceis do que fáceis, por exemplo. Assim, o aproveitamento destes tende a ser pior.

Por isso, apesar de muitos ainda não terem conhecimento, a nota das quatro áreas de conhecimento do Exame (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) não possuem valores mínimos e máximos, diferente do que acontece com a redação, por exemplo.

A correção da redação do Enem 2016 levará em conta cinco competências, cada uma avaliada de 0 a 200 pontos: Domínio da norma padrão da língua escrita; Compreensão da proposta; Capacidade de organizar e relacionar informações; Construção da argumentação; e Elaboração de proposta de intervenção ao problema exposto.

Os textos serão corrigidos por dois corretores independentes. O valor será dado pela média entre as duas correções, somente se a nota final atribuída por ambos não apresentar discrepância maior do que 100 pontos no geral, ou 80 pontos em qualquer competência. Havendo isto, um terceiro corretor avaliará a redação. Permanecendo a mesma diferença entre a nota deste último com os primeiros, o resultado final será atribuído por uma banca independente, composta de três novos corretores.

Gabarito oficial do Enem 2016: quando será divulgado e como consultar?

As versões preliminares do gabarito do Enem 2016 serão publicadas em nossa página logo após o término das provas, tanto no sábado quanto no domingo. As questões de todos os cadernos de prova serão resolvidas por professores dos melhores centros educativos do país, portanto, não haverá diferença entre as respostas oficiais que serão divulgadas pelo Inep.

A divulgação do gabarito oficial já está prevista em edital para acontecer na quarta-feira seguinte ao fim de semana de aplicação das provas. Portanto, no dia 09 de novembro, os participantes poderão acessar a publicação no portal do Inep. Antes de fazer a correção, é importante conferir a cor do caderno de prova e o dia do Exame. Ao todo, serão 180 questões distribuídas igualmente entre as quatro áreas de conhecimento.

As notas do Enem 2016 serão utilizadas nos processos seletivos dos programas do Ministério da Educação (MEC), que terão suas inscrições abertas no fim de janeiro de 2017: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional). Os programas oferecem vagas em institutos e universidades federais, além de bolsas de estudo e financiamento de cursos em faculdades particulares.

Para maiores informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, leia outros artigos em nosso site e curta a página do Enem 2016 no facebook!

Resultado Enem 2016
3.78 (75.56%) 9 votos

lizandra souza janeiro 14, 2017 às 01:47

quero que emvie minha pontuaçao do enem 20016

Responder

dude janeiro 6, 2017 às 10:09

vida que segue

Responder

leidiane dos santos de souza dezembro 19, 2016 às 13:23

Quero ver a minha nota

Responder

Paulo Roberto Rocha novembro 10, 2016 às 20:16

A vida é bela pra se viver

Responder

Paulo Roberto Rocha novembro 10, 2016 às 20:13

A vida é bela

Responder

Evelyn novembro 9, 2016 às 18:29

Espero que tenha dado bom essa prova

Responder

Débora novembro 4, 2016 às 08:44

Esquici a senha

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: