Resultado Enem 2016 será Divulgado nesta quarta-feira

Atualizado em: janeiro 16, 2017

by Enem 2016 on 16/01/2017

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016 que a princípio seria divulgado no dia 19 de janeiro poderá ser divulgado com um dia de antecedência. Segundo declarações do Ministro da Educação, a consulta as notas individuais poderá ser realizada já no próximo dia 18, quarta-feira.

Caso ocorra a divulgação do resultado do Enem 2016 no dia 18, os participantes poderão consultar o resultado diretamente na pagina do participante na internet. A pagina do participante do Enem 2016 deve ser acessada através do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. O participante deve informar o número de inscrição e a senha que foram usados no Enem 2016.

As provas do Enem 2016 foram aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro para mais de 8 milhões de participantes. Durante estes dois dias foram 4 provas de conhecimentos totalizando 180 questões de múltipla escolha e uma prova de redação. Um dos principais objetivos de quem realizou as provas do Enem 2016 é o de ingressar no ensino superior.

Como consultar individualmente as notas do Enem 2016

Resultado Enem 2016

O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão delegado pelo MEC pela elaboração e execução do Enem 2016, divulgou antes do resultado individual do Exame, o seu Gabarito Oficial. Com isso foi possível que os participantes ter uma noção de qual foi sua nota final nas provas do Exame. No entanto, vale lembrar que o resultado final é formado pela soma das notas das provas de conhecimentos e prova de redação.

Para consultar a nota do Enem 2016 ou o resultado individual, os participantes devem acessar a pagina do participante. Será necessário que os estudantes informem o número do Cadastro de Pessoa Física – CPF, senha pessoal cadastrada no ato da inscrição para participar do Enem 2016 e imagem de segurança.

Caso o estudante tenha esquecido ou perdido a senha pessoal, basta neste mesmo endereço eletrônico clicar na opção “Recuperar Senha”. Para recuperar a senha o estudante deve informar o número do CPF e sua data de nascimento.

Estudantes que realizaram o Enem 2016 com intuito de obter o Certificado de Conclusão do ensino médio devem após a divulgação procurar a instituição credenciadora indicada por eles para emitir o documento. É exigido que o estudante tenha atingido a pontuação mínima de 450 pontos em cada uma das provas de conhecimentos e nota mínima de 500 pontos na prova de redação para ter direito ao certificado.

Resultado do Enem 2016 e vagas para cursos de nível superior

Com a antecipação do resultado do Enem 2016 os participantes já podem se preparar para as inscrições do SISU, ProUni e Fies. Dos programas que podem garantir vagas no ensino superior, o primeiro a abrir inscrições após a divulgação do resultado do Enem é o SISU 2017 edição do primeiro semestre.

O Sistema de Seleção Unificada – SISU seleciona as melhores notas do Enem 2016para ocupar vagas de cursos de graduação superior em instituições públicas de ensino. O período de inscrições do SISU 2017 será conhecido após a divulgação do resultado do Enem. As inscrições poderão ser realizadas no próprio site do SISU.

O Programa Universidade para Todos – ProUni 2017 também utiliza as notas do Enem em seu processo seletivo. Os participantes do Enem 2016 que realizarem inscrição para o processo seletivo do ProUni concorrerão a bolsas de estudos parciais ou integrais para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. O primeiro processo seletivo do ProUni acontece ainda no primeiro semestre de 2017.

Já o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies 2017 é destinado a estudantes que já estejam matriculados em cursos de graduação em instituições privadas de ensino e desejam contratar um financiamento para custear as mensalidades de seus cursos. Para participar do processo seletivo do Fies os estudante deve ter participado anteriormente de alguma edição do Enem.

Saiba mais sobre o resultado do  visitando a página do Enem 2017 no Facebook.

Avalie este artigo.

adinagomesrodrigues fevereiro 7, 2017 às 18:09

Deus e a minha forca

Responder

adinagomesrodrigues fevereiro 7, 2017 às 18:07

E o enem e muito importante

Responder

Ana Carolina Silva dos Reis janeiro 30, 2017 às 13:37

Vê o resultado

Responder

Roney Vequener Torres janeiro 21, 2017 às 12:36

minha nota

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: