Resultado Enem 2016 será divulgado em Janeiro

Atualizado em: novembro 13, 2016

by Enem 2016 on 13/11/2016

Quando será divulgado o resultado Enem 2016? O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) afirmou que, mesmo com todos os problemas desta edição, a data de publicação do resultado do Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio) não será afetada. Desta forma, no mês de janeiro de 2017, tanto os estudantes que fizeram as provas nos dias 05 e 06 de novembro, quanto aqueles que as farão em 03 e 04 de dezembro, poderão consultar as suas notas normalmente.

Como é de conhecimento de muitos, a edição deste ano ficou marcada por alguns fatos importantes. O primeiro deles, que afetou diretamente a aplicação do Enem 2016, foi a ocupação de alguns locais de prova por estudantes que protestam contra a PEC do teto de gastos públicos e a reforma do ensino médio. Nestes lugares, o Exame foi adiado para o primeiro final de semana de janeiro, dias 03 (sábado) e 04 (domingo).

Outros fatos lamentáveis ficaram por conta dos vazamentos da prova e tentativas de fraude com transmissão das respostas por pontos eletrônicos. A maior polêmica veio à tona quando dois participantes, alvos de duas operações distintas da Polícia Federal (PF), foram apreendidos com redações prontas sobre o tema que deveria ser mantido em sigilo para todos. O Ministério Público Federal do Ceará chegou a pedir cancelamento da redação, mas a Justiça Federal negou o pedido.

Quando e como consultar o resultado do Enem 2016?

A data de divulgação do resultado do Enem 2016 ainda não foi oficialmente confirmada pelo Inep. Entretanto, essa não é uma atitude exclusiva desta edição, visto que o Instituto alega ser praticamente impossível estabelecer previamente uma data frente à quantidade de provas. Além disso, muitos estudantes que têm as inscrições confirmadas ainda não comparecem aos locais de prova, tornando difícil prever qual a quantidade de Exames que devem ser corrigidos.

Neste ano, dos 8,35 milhões de inscritos habilitados a fazer as provas, houve uma abstenção de 30,01%, com cerca de 5,85 milhões presentes. Aproximadamente 240 mil alunos de 364 escolas ocupadas farão as provas nos dias 03 e 04 de dezembro. Entretanto, como dissemos, o Inep garantiu que apesar de tudo, o resultado individual do Enem 2016 será divulgado dentro do prazo.

Com base nas edições anteriores, é possível afirmar que os resultados serão publicados na primeira quinzena de janeiro. Desta maneira, os estudantes poderão se inscrever normalmente nos processos seletivos de programas do MEC (Ministério da Educação) que serão abertos no mesmo mês e exigem as notas do Exame.

Para consultar as notas do Enem 2016, o estudante deverá acessar a página do participante no portal do Inep, disponível no link http://enem.inep.gov.br/participante/. No acesso, é necessário informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha.

Quem não se lembra mais e tiver a necessidade de recuperar senha do Enem 2016, poderá fazer isso na própria página do participante. Na parte inferior do site, está disponível em azul o link de apoio “Esqueci minha senha”. Ao clicar nele, uma nova página será carregada. Nela, é preciso preencher alguns campos: CPF, data de nascimento, nome da mãe (caso tenha cadastrado), Estado e município de residência. Por fim, deve ser cadastrada uma nova senha, confirmando-a em seguida.

Na página de resultados, as notas estarão divididas por provas: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e Redação. Não existe nota mínima e máxima para as provas objetivas das quatro áreas de conhecimento. Entretanto, a redação é avaliada de 0 a 1000 pontos.

Como é feita a correção das provas do Enem 2016?

Resultado Enem 2016

Pode parecer estranho afirmas que não existe nota mínima e máxima nas provas objetivas do Exame. No entanto, isso acontece porque a correção é feita com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI) e não leva em conta apenas o número de acertos e erros, mas também avalia a qualidade das respostas dos candidatos.

Com a TRI, cada item recebe uma classificação de acordo com seu nível de dificuldade (fácil, médio e difícil). Assim, espera-se que a maioria dos acertos sejam nas perguntas mais fáceis, seguidas das médias e, por último, das difíceis. Desta maneira, quem tem aproveitamento dentro do esperado, consegue uma nota maior do que aqueles que acertam o mesmo número de questões, mas uma quantidade maior de acertos nas difíceis do que nas fáceis.

A princípio, a TRI pode parecer confusa, mas se torna mais fácil de ser compreendida quando analisamos a justiça na correção. Candidatos que acertam mais questões difíceis do que fáceis, evidenciam chutes nas respostas. Por isso, tendem a ter um aproveitamento final menor do que aqueles que tentam resolver a maioria das questões da prova.

A redação do Enem 2016 será avaliada em cinco áreas de competência diferentes, cada uma avaliada de 0 a 200 pontos. Desta maneira, quem não obedecer a nenhuma é penalizado com a nota mínima e, por sua vez, quem obedece todas com perfeição consegue a nota máxima de 1000 pontos.

O gabarito oficial do Enem 2016 já está disponível para consulta. Acesse as respostas e veja quantas questões acertou. Continue visitando nosso site e se mantenha informado de todos os detalhes do Exame deste ano. Assim que houver alguma confirmação de data para publicação das notas, repassaremos todas as informações.

Curta a página do Enem 2016 no facebook e acompanhe com mais facilidade as nossas atualizações!

Avalie este artigo.

Eron Pereira do Nascimento fevereiro 4, 2017 às 14:31

quanto pontos tirei na prova do enem?

Responder

ivanise oliveira silva janeiro 28, 2017 às 18:21

minhas notas

Responder

ivanise oliveira silva janeiro 28, 2017 às 18:20

quero saber das minhas notas

Responder

Rosinay Dias de Oliveira janeiro 26, 2017 às 22:15

Quero sabe o resultado

Responder

Deusdete gomes dos Reis Dia janeiro 23, 2017 às 12:47

quero sabe qual e a minha a nota

Responder

Deusdete gomes dos Reis Dia janeiro 23, 2017 às 12:45

quero sabe o resultado do enem

Responder

Roney Vequener Torres janeiro 21, 2017 às 12:26

minha nota

Responder

Maria Nazare Portugal De Macedo janeiro 11, 2017 às 15:00

preciso saber minha nota

Responder

marcus vinicius trindade rodrigues novembro 14, 2016 às 23:40

minha nota

Responder

marcus vinicius trindade rodrigues novembro 14, 2016 às 23:40

quanto fiquei

Responder

marcus vinicius trindade rodrigues novembro 14, 2016 às 23:42

qual minha nota no enem

Responder

marcus vinicius trindade rodrigues novembro 14, 2016 às 23:39

quero saber o resultado da minha nota no enem

Responder

Dilmar Coelho Taveira janeiro 19, 2017 às 20:58

nota do enem

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: