Recuperar senha do Enem 2016

Atualizado em: julho 12, 2016

by Enem 2016 on 09/10/2015

Recuperar senha Enem 2016: Os estudantes que se inscreveram no Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio) tiveram que, além de escolher o município das provas e preencher um formulário com diversos dados pessoais, cadastrar uma senha individual. Entretanto, muitos já não se lembram mais dos caracteres cadastrados e precisam recuperá-los. O método é bem simples, realizado via internet em poucos minutos.

Conforme o próprio edital do Enem 2016 alerta, a senha de acesso é uma informação pessoal, intransferível, sendo o próprio participante o único responsável por ela. Desta forma, é aconselhável que a mesma seja gravada ou guardada em local seguro. Portanto, quem não fez isso na primeira vez, terá a oportunidade de fazer agora.

Passo a passo de como recuperar a senha do Enem 2016

Recuperar Senha Enem 2016

A recuperação deve ser feita exclusivamente via internet, no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), na página do participante, acessível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante/#/loginParticipante/. Para recuperar a senha do Enem 2016, o estudante precisa seguir os seguintes passos:

  1. Clicar no link “Esqueci minha senha”, disponível em azul no canto inferior direito da tela;
  2. Na página que será aberta, primeiro deve ser informado o número do próprio CPF (Cadastro de Pessoa Física). O CPF possui 11 dígitos e não é necessário colocar pontos ou traços;
  3. Em seguida, deve ser informada a data de nascimento, começando pelo dia, depois mês e ano (dd/mm/aaaa);
  4. Caso o candidato tenha cadastrado o nome da mãe no dia que se inscreveu, é preciso marcar a opção “sim” para, em seguida, informar o nome completo da mãe. Por sua vez, quem não cadastrou o nome da mãe, deve apenas marcar a opção “não” e, a partir daí, o sistema oculta o campo onde deve ser inserido o nome;
  5. Nos dois campos seguintes, é necessário informar o Estado (UF – Unidade da Federação) e o município de residência;
  6. Prestadas todas as informações anteriores é preciso, enfim, cadastrar a nova senha do Enem 2016 e, no campo seguinte, repetir a mesma informação para ser confirmada. A senha deve conter entre 6 e 10 caracteres, constituídos apenas por números e letras, com distinção entre maiúsculas e minúsculas;
  7. Para concluir a recuperação, basta selecionar uma figura de segurança (árvore, carro, camiseta, cadeado, bandeira, etc.) indicada e, em seguida, clicar na opção “Confirmar”, disponível em branco na parte central e inferior da página.

Todos os estudantes que seguirem os passos acima, preenchendo de maneira correta os dados, terão o cadastro da nova senha concluído com sucesso. No próprio site aparecerá, em uma janela na parte superior da página, uma mensagem de confirmação.

Onde é usada a senha do Enem 2016?

A senha é essencial e indispensável em todos os acessos dos participantes no portal do Inep, seja na época do acompanhamento de inscrição, no momento de consulta e impressão do boleto com a taxa de participação, ou quando o sistema estará aberto para o acesso ao cartão de confirmação de inscrição do Enem 2016, provavelmente a partir do início do mês de outubro.

Outro momento em que a senha será imprescindível é na consulta ao resultado do Enem 2016. Os estudantes terão acesso às suas notas a partir do início de janeiro de 2017, em data a ser confirmada pelo Inep. A consulta deverá ser feita por meio da página do participante, no portal do Instituto.

Além de ser utilizada em tudo o que envolve o Exame Nacional do Ensino Médio, a senha também é exigida nas inscrições para os processos seletivos dos programas do Ministério da Educação (MEC): Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional).

Os processos seletivos desses programas serão abertos a partir da segunda quinzena de janeiro. As inscrições de todos serão realizadas exclusivamente em suas próprias páginas na internet. Quem tiver um bom aproveitamento no Exame poderá conquistar uma vaga em uma instituição pública de ensino superior, além de bolsas (integrais e parciais) e financiamento de cursos em faculdades particulares.

Apostila digital do Enem 2016

Com tantas possibilidades oferecidas aos participantes, é essencial se preparar da melhor maneira possível, com o apoio do melhor material de estudo disponível no mercado: a apostila do Enem 2016 (clique e conheça). Milhares de estudantes estão em um curso superior porque mandaram bem nas provas graças ao auxílio da apostila digital. O produto é completo e apresenta o conteúdo de maneira bem simples e direta. A entrega é realizada em todo o Brasil de maneira rápida e totalmente segura. Não perca a chance de sair na frente da concorrência e adquira o quanto antes a sua!

Curta a página do Enem 2016 no facebook e fique por dentro de todas as nossas atualizações!

Avalie este artigo.

celia fevereiro 1, 2017 às 11:19

qro esta nova senha; ck!

Responder

Eduardo janeiro 25, 2017 às 17:49

Não consigo selecionar o Município de residência, o que fazer?

Responder

Emanuele janeiro 23, 2017 às 10:26

Não consigo redefinir minha senha, não consigo colocar minha data de nascimento, estou ate agora tentando pra ver o resultado. Alguém tira a minha dúvida??????????

Responder

jonas batista novembro 4, 2016 às 13:58

mudar minha senha

Responder

caique de silva martins setembro 25, 2016 às 22:19

o enem vai mudar minha vida

Responder

caique de silca martins setembro 25, 2016 às 22:17

eu adoro o enem

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: