Quando começam as Inscrições Enem 2016?

by Enem 2016 on 22/02/2015

in Enem, Enem 2016, Enem Online, Inscrição, Inscrições

Quando começam as Inscrições Enem 2016? Quando começam as Inscrições do Enem 2016? O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016) foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade. A partir de 2009 o Exame ganhou novo formato. Desde então ele assumiu o papel de ser a principal porta de acesso ao ensino superior no Brasil. Ao longo deste artigo buscaremos mostrar o processo de inscrição no exame.

Com a função atual que o Enem tem como porta de acesso ao ensino superior no país, o número de inscritos para prestar o Exame vem crescendo a cada ano que passa. Devido ao fato de as n6otas das provas servirem de critério para inscrição no SISU (Sistema de Seleção Unificada), inscrição no PROUNI (Programa Universidade para Todos), participação no Ciência sem Fronteiras e obtenção do certificado de conclusão do ensino médio.

A primeira coisa a ser feita é ter bastante atenção à publicação do edital, que deverá ser divulgado em breve, provavelmente no inicio do mês de maio. O documento trará as informações oficiais sobre o período de inscrições do Enem 2016.

O Enem pode ser feito por pessoas que concluíram o ensino regular ou pelos alunos que desejam conseguir o certificado do ensino médio através do exame. Estudantes do segundo ano do ensino médio também podem fazer o Exame para ganhar experiência, sem concorrer a vagas.

Como fazer Inscrição do Enem 2016

Enem 2016 Exame Nacional do Ensino Médio

O cadastro é feito exclusivamente no portal do INEP. Para se inscrever é preciso informar o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), RG (identidade), nome completo, endereço, local preferido para realização das provas, situação escolar, informações sobre a escola (para candidatos que ainda estiverem cursando o ensino médio), perfil socioeconômico e idioma escolhido para a prova de língua estrangeira.

Os candidatos portadores de deficiência precisam informar a situação no ato da inscrição. Os interessados em obter a certificação do ensino médio também deverão informar tal interesse, além de indicar a instituição certificadora autorizada para receber todos seus dados cadastrais e resultados.

O período de inscrições do Enem 2016 deve ser entre o fim do mês de maio até o mês de junho. As provas serão aplicadas em dois dias (sábado e domingo), provavelmente no mês de outubro. No primeiro dia os participantes terão que resolver 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo será aplicada a mesma quantidade de questões para as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias; além da redação.

Candidatos portadores de deficiência precisam informar a situação no ato da inscrição. Os interessados em obter a certificação do ensino médio também deverão informar tal interesse, além de indicar a instituição certificadora autorizada para receber todos seus dados cadastrais e resultados.

A taxa de inscrição do Enem 2016 será provavelmente de R$ 35,00. Concluintes do ensino médio em escolas públicas são isentos do valor. Estudantes de baixa renda terão o direito de declarar carência no ENEM 2016, pedindo isenção do pagamento.

Comece o quanto antes a se preparar com a Apostila do Enem 2016. Não deixe de curtir também o Enem no Facebook. Bons estudos e boa sorte!

Quando começam as Inscrições Enem 2016?
4.5 (90%) 8 votos

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

Previous post:

Next post: