Provas do Enem 2016

Atualizado em: outubro 2, 2016

by Enem 2016 on 29/09/2016

Provas Enem 2016: Restam apenas poucos dias para a aplicação das provas do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio. Mais de 9,2 milhões de estudantes se inscreveram para a edição deste ano, que promete ter uma competição ainda mais acirrada do que as anteriores. Tudo isso porque, com a nota do Exame, o candidato pode concorrer em diversos processos seletivos de programas de nível técnico e superior do MEC (Ministério da Educação). Portanto, está mais do que na hora de intensificar os estudos.

Conforme estabelece o edital elaborado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Enem 2016 acontecerá no primeiro final de semana do mês de novembro, nos dias 05 (sábado) e 06 (domingo), em milhares de municípios de todo o nosso país. Em ambos os dias, os portões dos locais de prova serão abertos ao meio dia e fechados às 13h, pontualmente, seguindo o horário oficial de Brasília/DF.

Cartão de confirmação de inscrição Enem 2016 e local de prova

Provas Enem 2016

Provavelmente no mês de outubro, semanas antes das provas, o Inep divulgará na página do participante, no endereço http://enem.inep.gov.br/participante/, o cartão de inscrição do Enem 2016. Para acessar o documento, será necessário informar o número do CPF e a senha cadastrada no período de inscrições. Até a edição de 2014, o Instituto também enviava uma versão impressa do cartão para todos os participantes, por meio dos Correios. Agora, no entanto, visando reduzir custos na realização do Exame, é disponibilizada apenas a versão online do documento.

Apesar de muitas pessoas acharem que é obrigatória a apresentação do cartão de confirmação nos dias de prova, o documento é dispensável. Ele serve apenas como orientação ao próprio participante, pois possui importantes informações: número de inscrição, data, hora, local de prova do Enem 2016, indicação da necessidade de atendimento diferenciado (caso solicitado), opção de língua estrangeira e solicitação de certificação (caso solicitado).

Nos dias das provas do Enem 2016, é indispensável a apresentação de algum documento original de identificação com foto: carteira de identidade (RG – Registro Geral), carteira de trabalho (emitida após 27 de janeiro de 1997), certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista, passaporte ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Conteúdo das provas do Enem 2016

Ao todo, o Exame Nacional do Ensino Médio conta com 180 questões de múltipla escolha e uma redação de caráter dissertativo-argumentativo. As questões são divididas igualmente entre quatro áreas de conhecimento, que abrangem as seguintes matérias do Enem 2016:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Conhecimentos Gerais;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática básica do ensino médio.

As duas primeiras áreas de conhecimento serão cobradas no sábado, durante 04h30min. Por consequência, as duas últimas e a redação do Enem 2016 serão aplicadas no domingo, ao longo de 05h30min. Em ambos os dias o Exame terá início às 13h30min.

É importante lembrar a quem tiver o interesse de conferir as respostas com o gabarito do Enem 2016, que só poderá sair com o caderno de questões da sala de provas quem permanecer no local até a última meia hora de aplicação do teste, tanto no sábado quanto no domingo.

Qual o melhor material de estudos do Enem 2016?

Nesta reta final, é essencial se preparar da melhor maneira possível. Por isso, sai na frente de todos os concorrentes quem estuda com a apostila digital do Enem 2016 (clique aqui e conheça), um produto de excelência disponível no mercado há alguns anos, que já auxiliou milhares de estudantes na conquista da tão sonhada vaga em um curso superior.

A apostila digital abrange todo o conteúdo programático da prova, com explicações simples e diretas, perfeita para quem tem dificuldades e pouco tempo para se preparar. A entrega do produto é rápida e totalmente segura, realizada pelos Correios em qualquer município brasileiro. Não perca tempo e adquira logo a sua!

Curta a página do Enem 2016 no facebook e dique por dentro de todas as nossas atualizações. Conte com nosso apoio e boa sorte nesta reta final de preparação para o segundo maior Exame nacional do planeta Terra!

Avalie este artigo.

Shirley Galvão rocha novembro 4, 2016 às 11:37

Local da prova

Responder

Eleomar Aparecido Riveira outubro 3, 2016 às 20:45

Prezados, boa noite.

Preciso fazer o alinhamento para ENEM 2016 e ainda não recebi o e-mail da Cesgranrio, como proceder?

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: