Primeiro dia de Provas Enem 2016

Atualizado em: novembro 4, 2016

by Enem 2016 on 05/11/2016

Primeiro dia de provas Enem 2016: Chegou o dia mais esperado do ano para mais de 8,6 milhões de estudantes brasileiros. A partir do meio dia, mais de 17 mil locais de prova irão abrir as suas portas em 1.727 municípios de todas as Unidades da Federação do país para receber o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016. Os portões serão fechados às 13h, pontualmente, e as provas serão aplicadas a partir das 13h30min (de Brasília/DF). Cada participante é obrigado a apresentar um documento original de identificação com foto.

Alguns locais de prova do Enem 2016 estão ocupados por estudantes que protestam contra a reforma do ensino médio e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241) do teto de gastos públicos. Durante esta semana, alguns estudantes negociaram a desocupação nos dias do Exame e o retorno na segunda-feira (07), mas outros ambientes permanecem ocupados. Os candidatos que fariam as provas nestes locais as realizarão em uma data posterior, que será confirmada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) nos próximos dias.

Fique atento ao horário verão! Os estudantes precisam ficar atentos aos horários em cada local de prova do Enem 2016. Os Estados que compõem as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste não serão afetados, pois pertencem ao mesmo fuso horário de Brasília/DF. Todos os Estados do Nordeste, no entanto, estão com uma hora a menos de diferença. Por sua vez, os Estados da região Norte possuem duas horas de atraso. O único do país com três horas de diferença é o Acre.

Hoje serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza

Ao todo, são 180 questões do Enem 2016. Elas são divididas em igual número entre quatro áreas de conhecimento diferentes: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. As duas primeiras serão aplicadas hoje, até as 18h, abordando os conhecimentos de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia.

Cada questão contará com cinco alternativas diferentes (A – E), onde apenas uma deverá ser escolhida como a certa. Ao fim da prova, os candidatos deverão assinalar todas as alternativas corretas em um cartão-resposta. Os participantes podem usar apenas canetas esferográficas pretas, fabricadas com material transparente. Por isso, leve mais de uma, para não ficar na mão caso a primeira apresente algum defeito.

O que pode e o que não pode ser levado ao local de prova do Enem 2016? Quais os documentos devem ser apresentados?

Conforme deixa bem claro o edital do Enem 2016, elaborado e publicado na página oficial do Inep, todos os candidatos que tiveram suas inscrições confirmadas e receberam o direito de fazer as provas, são obrigados a apresentar um documento original de identificação com foto, tanto no primeiro dia (sábado, 05) quanto no segundo (domingo, 06).

Sendo assim, serão aceitos como documentos de identificação: carteira de identidade (ou RG – Registro Geral), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de trabalho (emitida após 27 de janeiro de 1997), Passaporte, Certificado de Reservista e Certificado de Dispensa de Incorporação. Não serão aceitos, em hipótese alguma, cópias de quaisquer documentos citados, sejam elas simples ou autenticadas. Também não são considerados como documentos de identificação: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira de Estudante, crachás e qualquer outro documento ilegível ou danificado.

Notas e Resultado Enem 2016

Notas e Resultado Enem 2016

Quem estiver impossibilitado de apresentar qualquer documento de identificação, seja por motivo de roubo, extravio perda ou furto, não perderá o direito de fazer as provas. Para isso, precisa apresentar um Boletim de Ocorrência (BO), expedido por órgão policial dentro dos últimos três meses. Neste caso, os participantes serão submetidos a uma identificação especial, compreendida pela coleta de dados e assinatura em formulário apropriado.

Muitos pensam que sim, mas o cartão de confirmação de inscrição do Enem 2016 não é exigido em nenhum dos dois dias de aplicação das provas. Tanto que o Inep não entrega mais a versão impressa do documento no endereço de cada candidato. Desta maneira, o cartão serve apenas como confirmação do registro, com dados importantes sobre o participante: nome completo, número de inscrição, data hora, local de prova, indicação de atendimento diferenciado e/ou especial (se for o caso), solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).

No local de prova, não é permitido a entrada de nenhum dos seguintes objetos: lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, material impresso, dispositivos eletrônicos, relógio, óculos escuro, artigos de chapelaria, dentre outros. É permitido entrar com garrafa de água mineral e alimento para consumo próprio. Escolha algo bem leve, para não te fazer mal: fruta, barra de cereal, biscoito.

Gabarito Enem 2016 primeiro dia será divulgado ainda hoje!

Assim que sair do local de prova, você poderá acessar o nosso site para conferir as suas respostas. Tudo isso porque publicaremos uma versão extraoficial do gabarito do Enem 2016, tanto hoje quanto amanhã, antecipando a publicação do Inep, que acontecerá apenas na próxima quarta-feira, dia 09.

Segundo o edital do Exame, quem permanecer na sala de aula até os últimos 30 minutos, terá o direito de sair com o caderno de questões. Assim, professores dos melhores centros de ensino do país, especialistas em cada área de conhecimento, terão acesso às questões a partir das 17h30min e, na medida em que forem resolvendo, atualizaremos as respostas de todos os cadernos de questões aqui em nossa página.

Fique tranquilo, conte com nossa torcida, mantenha o foco e boa sorte! Sua hora chegou! Curta a página do Enem 2016 no facebook e acompanhe nossas atualizações.

Avalie este artigo.

Teresa de souza dos santos novembro 13, 2016 às 12:57

resultado da prova

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: