MEC divulga resultado do Enem 2016

Atualizado em: janeiro 18, 2017

by Enem 2016 on 18/01/2017

O MEC (Ministério da Educação) divulgou hoje os resultados do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio. Enfim chegou o dia que os mais de 6 milhões de participantes estavam aguardando. Os candidatos poderão utilizar a nota do Enem 2016 para se inscrever nos programas educacionais.

Os programas são políticas públicas do Governo Federal para facilitar a entrada de estudantes no ensino superior. Os principais programas são o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

As inscrições destes programas estarão disponíveis logo após o resultado do Enem 2016 em janeiro. O exame foi aplicado em duas edições sendo a primeira dia 5 e 6 de novembro e a segunda 3 e 4 de dezembro. Ambas as notas serão divulgadas conjuntamente. Apesar dos incidentes ocorridos durante a aplicação das provas o Enem 2016 não foi cancelado como em outras edições.

Como visualizar o resultado do Enem 2016

O Enem 2016 utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) como método de correção das provas. O procedimento é baseado no conceito de coerência pedagógica, sendo assim avaliando o nível de conhecimento do estudante.

Para acessar o resultado do Enem 2016 o estudante precisa acessar o endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante/#/loginParticipante com número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha. Além disto, o candidato deverá informar a figura na pergunta exigida pelo sistema.

As provas são compostas por Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias e Linguagens, códigos e suas tecnologias além da redação. Baseado na correção a maior nota que o estudante poderá adquirir será 1000 pontos e a menor zero.

Resultado Enem 2016

Para os candidatos que esqueceram a senha, basta informar o CPF e clicar na opção “esqueci minha senha”. Sendo assim optara em receber a provisória via SMS no número cadastrado ou através do e-mail informado.

Correção da redação do Enem 2016

As provas do Enem 2016 passam por um processo de correção eletrônico, todavia a redação é avaliada por dois corretores. Havendo discordância um terceiro corretor é acionado para atribuir a nota definitiva.

Os temas da redação do Enem 2016 abordados foram “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” e “Caminhos para combater o racismo no Brasil”. A correção é feita pela banca que avalia as cinco competências que a redação deverá ter, além de ser argumentativa-dissertativa.

Cada uma delas é avaliada de 0 a 200 pontos, caso haja discrepância entre os corretores em cerca de 80 pontos nas competências ou 100 pontos total terá um terceiro avaliador na banca corrigindo individualmente. Para o candidato obter nota 0, deverá ter tirado informações dos textos informativos, fugido do tema estabelecido ou ter apresentado poucas informações. O texto deverá conter mais de 7 linhas.

Resultado do Enem para Treineiros e Autoavaliação

Resultado do Enem para Treineiros e Autoavaliação

É importante lembrar que a divulgação se trata do resultado individual do Enem 2016, ou seja, as notas obtidas pelo participante. Já o resultado do Enem 2016 por escola tem divulgação prevista para o segundo semestre.

Para calcular a nota média o estudante precisa somar todas as notas inclusive a da redação pegando o resultado e dividindo por cinco.

Para informações sobre o Exame, curta e compartilhe a página do Facebook Enem 2017.

MEC divulga resultado do Enem 2016
5 (100%) 2 votos

francisca paloma araújo fevereiro 7, 2017 às 00:38

Quero saber qual foi minha nota no enem.

Responder

Lorraine Natielly janeiro 31, 2017 às 12:17

Ainda não consegui acessar minhas notas no Enem.Na página do participante diz que só terei acesso ao resultado e as minhas notas a partir do dia 20/03/2017.Gostaria de saber porque??

Responder

Lehelsamer Azevedo janeiro 18, 2017 às 21:24

Preciso saber se resultado do exame do Enem

Responder

sandro da conceição silva janeiro 18, 2017 às 12:19

quero saber o rsultado do enem, mas nao estou conseguindo

Responder

Manoel de jesus borges gonçalves janeiro 24, 2017 às 12:51

quero saber o resultado do Enem, mas não estou conseguindo

Responder

jackson douglas vital ferreira janeiro 26, 2017 às 23:38

quero aber o resultado do enem, mas nao estou conseguindo

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: