MEC Divulga Local de Prova do Enem 2016

Atualizado em: outubro 17, 2016

by Enem 2016 on 15/10/2016

Como consultar local de prova do Enem 2016? O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou o cartão de confirmação de inscrição com o local de prova do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio. O documento pode ser acessado por meio da página do participante, no site do Inep, ou pelo aplicativo do Enem, disponível para smartphones e tablets. As provas deste ano serão aplicadas nos dias 05 e 06 de novembro, nas tardes de sábado e domingo, em 1.727 municípios de todo o Brasil.

Conforme já havia sido adiantado pela diretora de gestão e planejamento do MEC, Eunice Santos, durante a cerimônia que marcou o início da distribuição das provas no 4º Batalhão de Infantaria em Osasco/SP, os estudantes que tiveram suas inscrições confirmadas poderão acessar a versão digital do cartão com o local de provas a partir de agora. Neste ano, conforme aconteceu na última edição, também não haverá o envio de uma versão impressa do documento para o endereço dos participantes.

Como acessar o cartão de confirmação de inscrição com o local de prova do Enem 2016?

Conforme adiantamos, existe duas maneiras de consultar o cartão de inscrição com o local de prova do Enem 2016. A primeira e mais comum, utilizada em todas as edições anteriores, é a página do participante no portal do Inep, disponível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante. Quando entrar na página, será necessário preencher dois campos para ter acesso ao cartão. O primeiro deles é com o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o segundo com a senha cadastrada durante as inscrições.

A segunda maneira de acessar o local de prova do Enem 2016 é por meio do aplicativo do Exame, disponível para as plataformas android e iOS. Quem ainda não tem o aplicativo instalado em seu tablet ou smartphone, poderá fazer o download no play store (android) ou Apple Store. Depois de instalado, basta inserir o número do CPF e a senha no aplicativo que, a partir de então, será possível acessar o cartão de inscrição e todas as outras informações pessoais vinculadas ao Enem.

Esqueceu sua senha? É fácil recuperar!

LOCAL DE PROVA ENEM 2016

Muitos já não se lembram mais e precisam recuperar senha do Enem 2016 para ter acesso ao local de provas. A recuperação é bem simples e feita na própria página do participante. Logo abaixo do campo onde deve ser inserida, existe um link de apoio “Esqueci minha senha”, disponível em azul. A primeira coisa a ser feita é clicar nele.

Logo após clicar no link de recuperar senha, uma nova página será aberta. Nela, é preciso inserir alguns dados pessoais: número do CPF, data de nascimento, nome da mãe (caso tenha sido cadastrado no ato da inscrição), município e Estado de residência. Informando corretamente os dados, o último passo é cadastrar uma nova senha repetindo-a no campo seguinte. É importante ficar atento à diferenciação entre os caracteres maiúsculos e minúsculos. A partir de então, em todos os acessos a qualquer plataforma ligada ao Enem 2016, deverá ser utilizada a nova senha cadastrada.

É obrigatória a apresentação do cartão de inscrição nos dias de prova do Enem 2016?

Muitos acham que sim, mas não é obrigatória a apresentação do cartão de confirmação de inscrição do Enem 2016 em nenhum dos dois dias de prova. O documento tem apenas caráter informativo, por ser rico em informações: data, horário, endereço completo do local de prova, indicação da possível necessidade do candidato em receber atendimento diferenciado e/ou específico, opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso). Desta maneira, cabe ao candidato optar por apenas salvar uma versão digital ou imprimir o cartão.

Por sua vez, tanto no sábado quanto no domingo, o candidato é obrigado a apresentar um documento original de identificação com foto, sendo aceitos: carteira de identidade (RG – Registro Geral), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho (emitida após 27 de janeiro de 1997), Passaporte, Certificado de Dispensa de Incorporação e Certificado de Reservista.

Tente fazer o trajeto até o local de provas antes do primeiro dia do Exame

Todos os anos são comuns imagens e vídeos de pessoas desesperadas porque chegaram após o horário do fechamento dos portões e perderam a oportunidade de fazer as provas. Ninguém passa um ano inteiro estudando para correr este risco. Por isso, quando tiver acesso ao local de provas, tente fazer o trajeto completo para cronometrar o tempo que será gasto em todo o percurso. Caso não seja possível, veja pelo menos como chegar através da internet e se programe.

Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio dia e fechados às 13h, pontualmente, seguindo o horário oficial de Brasília/DF. As provas terão início às 13h30min, com duração de 04h30min no sábado e 05h30min no domingo. No primeiro dia serão aplicadas as questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias junto das de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, junto da redação, serão aplicadas as questões de Linguagens e Matemática.

Para ficar por dentro de todas as novidades do Exame, curta a página do Enem 2016 no facebook e acompanhe as nossas atualizações!

Avalie este artigo.

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: