Inscrições Sisu 2017 foram prorrogadas pelo MEC

Atualizado em: janeiro 27, 2017

by Enem 2016 on 27/01/2017

O prazo de inscrição para quem deseja participar processo seletivo do SISU 2017 que encerraria as 23h59 do dia 27 foi prorrogado. Os candidatos agora terão até o final do dia 29 de fevereiro (domingo) para acessarem o endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br e realizar a inscrição. Segundo o Ministério da Educação – MEC, a prorrogação foi realizada devido às dificuldades de acesso ao site do SISU durante os primeiros dias de inscrição.

O processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada – SISU 2017 irá contemplar os participantes com vagas de cursos de graduação em instituições públicas de ensino superior. Para se inscrever o candidato deve obrigatoriamente ter realizado as provas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016 e ter conseguido uma nota maior que zero na prova de redação do Exame.

Ao todo 131 instituições públicas de ensino superior vão oferecer mais de 238 mil vagas para cursos serão oferecidas na edição do SISU 2017 no primeiro semestre. Em relação a última edição houve um aumento de 45% do número de vagas ofertadas.

Entenda como funciona o processo seletivo do SISU 2017

Para realizar inscrição no SISU 2017 o candidato deve informar o número de inscrição e a senha cadastrada na última edição do Enem. O processo seletivo ocorrerá ao final do período de inscrições, onde serão selecionados de acordo com as notas de corte das opções de curso os candidatos que apresentarem as melhores notas no Enem.

Durante o processo seletivo é observado se o candidato optou por concorrer às vagas de ampla concorrência ou as destinadas as políticas de ações afirmativas (Lei de Cotas).

Durante o período de inscrições é possível que o candidato altere suas opções de curso. Podem ser realizadas quantas alterações o candidato desejar, sendo validadas sempre as últimas opções.

No dia 30 de janeiro será divulgada em lista única a relação dos candidatos aprovados no processo seletivo do SISU 2017.

Para os candidatos não selecionados, o sistema disponibiliza uma Lista de Espera com todas as vagas que não foram preenchidas, ou eventuais desistências. Os interessados devem entre os dias 30 de janeiro e 10 de fevereiro acessar o site do SISU e manifestar o interesse em participar da Lista de Espera.

É de responsabilidade das instituições de ensino superior convocar os candidatos selecionados na Lista de espera do SISU 2017 para realizar a matrícula. Neste caso, orientamos aos candidatos procurarem as instituições para saber se foram ou não selecionados.

O MEC da às instituições de ensino superior que participam do SISU 2017 a liberdade de adotar pesos diferentes as notas que os candidatos conseguiram nas provas do Enem. Então é comum que uma instituição que ofereça um curso de engenharia dê um peso diferenciado a nota que o candidato recebeu na prova de Matemática e suas Tecnologias.

Inscrições Sisu 2017 foram prorrogadas pelo MEC

Aplicativo SISU 2017 para consulta de vagas

O aplicativo funciona foi desenvolvido para os sistemas Android e Windows, pode ser baixado na pagina do SISU 2016, no Google Play e Windows Phone, não é necessário que o candidato realize nenhum cadastro e nem crie senha de acesso.

A instalação rápida do aplicativo SISU 2017 para consulta de vagas é realizada no site do Sistema, basta que a câmera seja aproximada ao leitor de Código QR.

Através do aplicativo SISU o candidato terá acesso as seguintes funções:

  • Encontrar os locais de ofertas de vagas direto no mapa;
  • Acompanhar todo o cronograma do SISU 2017, com lembretes na agenda com todas as datas;
  • Receber notificações e acompanhar diariamente a nota de corte parcial das opções de curso desejada;
  • Conhecer a quantidade de vagas disponibilizadas para ampla concorrência, para ações afirmativas, pesos das notas, local de oferta de cursos e turnos, tudo atualizado em tempo real.

Para mais informações visite a página do SISU 2017 no Facebook, curta e compartilhe!

Avalie este artigo.

Leave a Comment

Texto anterior: