INEP

Atualizado em: janeiro 23, 2016

by Enem 2016 on 23/01/2016

INEP

INEP

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O Inep é uma autarquia federal que recebeu do Ministério da Educação (MEC) a incumbência de planejar, organizar e executar as avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Alem desta importante missão, o Inep tem o dever de realizar estudos e pesquisas para avaliar o sistema educacional, formulando políticas públicas do MEC.

A história do INEP

O Inep foi criado em 1937, com o nome de Instituto Nacional de Pedagogia, porém apenas no ano seguinte suas atividades tiveram inicio respaldadas pelo Decreto-Lei nº580 quando foi renomeado para Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos.

O professor Lourenço Filho foi nomeado o primeiro diretor do Instituto, sendo este responsável em direcionar os trabalhos que consistiam em definir políticas educacionais, estabelecer prioridades de ação e orientar as tomadas de decisões com o conhecimento da realidade através de pesquisas científica sobre condições de funcionamento e as necessidades dos diversos graus do sistema de ensino.

O Inep tinha também a função de selecionar e orientar os novos funcionários públicos da União, o que hoje equivale aos concursos públicos de seleção.

O lançamento da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), que aconteceu em 1944 foi um grande marco para a história do Inep. Através deste veiculo de comunicação todas as informações relativas às pesquisas realizadas pelo Instituto passaram a ser publicadas, sendo que esta revista é usada até hoje por profissionais e pesquisadores da área da Educação.

Em 1952 foi o ano em que o professor Anísio Teixeira assumiu a direção geral do Inep. Com o objetivo de fundar bases cientificas para promover a reconstrução educacional do Brasil, o professor propôs a criação de centros de pesquisas. Com base nestas idéias foi fundado na cidade do Rio de Janeiro o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE). Nas cidades de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, foram fundados os Centros Regionais de Pesquisas.

Trinta e quatro anos após ser criado, o Inep passou a ser um órgão autônomo e com isso mais uma vez foi renomeado, passando a ser conhecido como Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Agora o objetivo principal do Inep era o de realizar levantamentos para fornecer informações e subsidiar a reforma do ensino no país.

O período negro da história do Inep aconteceu durante o governo do Presidente Fernando Collor de Melo. Foi quando o Instituto quase fechou suas portas. Foi necessário uma reconstrução e redefinição da missão, fincando o foco voltado para a reorientação das políticas de apoio as pesquisas educacionais e reforço no processo de disseminação das informações produzidas.

Atuações do INEP na educação básica e superior

Como instituto de pesquisas que visa fornecer subsídios para o sistema educacional do país o Inep atua na área da educação básica e educação superior.

Na educação básica (ensino fundamental e médio), o Inep é responsável por:

  • Enem
  • Censo Escolar
  • Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica
  • Provinha Brasil
  • Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
  • Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos
  • Prova Docente
  • Banco de Propostas Inovadoras

Na educação superior:

  • Censo da Educação Superior
  • Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
  • Indicadores
  • Avaliação dos Cursos de Graduação
  • Avaliação Institucional
  • Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
  • Banco de Avaliadores
  • CTAA – Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação
  • Revalida
  • Escolas de Governo

A relação do Inep com o Enem

O Enem ou Exame Nacional do Ensino Médio é um teste do Ministério da Educação composto por quatro provas de conhecimentos (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias) e uma prova de Redação.

A primeira edição do Enem aconteceu em 1998 e seu objetivo era apenas o de avaliar o desempenho dos estudantes que estavam para concluir o ensino médio.

Em 2009 o Enem passou a ser uma etapa importante para os estudantes que desejam continuar seus estudos em instituições de ensino superior. As notas obtidas no Exame passaram a ser utilizadas em programas do Governo Federal que promovem o ingresso ao ensino superior como o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o SISU (Sistema de Seleção Unificada).

O Inep tem uma relação direta com o Enem, pois recebeu do Ministério da Educação a missão de elaborar todo o processo de realização do Exame. O Inep é responsável pela elaboração das provas, aplicação, correção e divulgação dos resultados das edições do Enem.

Os resultados do Enem também servem para que o estudante obtenha a Certificação de Conclusão do Ensino Médio e também para o processo seletivo para novos contratos de financiamento estudantil do Fies – Fundo de Financiamento Estudantil.

Saiba mais a respeito do Inep na página do Facebook Enem 2016, curta e compartilhe!

INEP
5 (100%) 1 voto

jaolson pereira janeiro 30, 2017 às 18:42

nota do onem

Responder

Vinicius De Souza Malta Pessoa janeiro 26, 2017 às 16:42

POR FAVOR MINHA NOTA DO ENEM

Responder

Leave a Comment