INEP Divulga Gabarito Oficial do Enem 2016 nesta Quarta

Atualizado em: novembro 8, 2016

by Enem 2016 on 08/11/2016

Gabarito oficial Enem 2016 estará disponível nesta quarta! O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgará nesta quarta (09) o gabarito oficial do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio. A data de divulgação das respostas já havia sido informada em edital e foi confirmada dias antes da aplicação das provas. A consulta pode ser feita via internet, no portal do Instituto.

As provas do Enem 2016 foram aplicadas no último final de semana, nos dias 05 e 06, a mais de 5,8 milhões de estudantes em todo o país. Ao todo, cerca de 8,3 milhões de estudantes inscritos estavam aptos a participar desta edição, entretanto, muitos não compareceram aos locais de prova. Com abstenção de 30,01%, o índice de faltosos superou o registrado no ano passado, mas se manteve na média histórica do Exame.

Como consultar o gabarito oficial do Enem 2016?

Para consultar o gabarito oficial do Enem 2016, o estudante precisa acessar o portal do Inep, disponível na página http://portal.inep.gov.br/enem. As respostas estão separadas por cadernos do primeiro e do segundo dia. Nesta edição, assim como nas anteriores, as cores do sábado foram: azul, amarelo, branco e rosa. No domingo, por sua vez, a cor branca foi substituída pela cinza.

Quando acessar o site, o participante precisa se ater a alguns detalhes. A primeira coisa a ser feita é confirmar as cores dos cadernos de questões, tanto do primeiro quanto do segundo dia. É importante ressaltar que a cor da prova de sábado pode não ter se repetido para o mesmo candidato no domingo, visto que a distribuição é aleatória. O Inep utiliza de cores diferentes para evitar problemas com colas, visto que a ordem das questões muda conforme o tipo de prova.

O gabarito do Enem 2016 primeiro dia contém as respostas oficiais de todas as questões das seguintes áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os 45 primeiros itens correspondem à primeira área e, por sua vez, os itens 46 a 90 são correspondentes à segunda área de conhecimento.

Gabarito Enem 2016

Da mesma forma, o gabarito do Enem 2016 segundo dia contém todas as respostas oficiais das outras duas áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. As questões 91 a 135 correspondem aos itens da primeira área de conhecimento e as questões 136 a 180 são da prova de Matemática.

Um outro detalhe importante no qual é preciso ter atenção diz respeito às questões do Enem 2016 de língua estrangeira. Ao se inscrever, cada participante teve o direito de escolher se queria responder 5 perguntas de inglês ou 5 de espanhol. Assim, ao conferir o gabarito de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, observe primeiro qual a língua que escolheu antes de verificar as respostas.

Correção das provas do Enem 2016 será baseada na Teoria de Resposta ao Item

Como muitos já sabem, a correção do Enem 2016 seguirá o mesmo padrão das edições anteriores, baseando-se na TRI (Teoria de Resposta ao Item). O Inep considera essa metodologia mais justa, visto que não leva em conta apenas o número de acertos e erros, mas analisa a qualidade das respostas dos candidatos.

A TRI é reconhecia por penalizar os praticantes dos famosos chutões. Ela atribui pesos diferentes de acordo com o grau de dificuldade do item (fácil, médio e difícil). Candidatos com acertos predominantes nas questões fáceis e médias, conseguem maiores notas do que aqueles que acertam a mesma quantidade, mas com um maior aproveitamento nas questões mais difíceis, evidenciando os chutes durante a resolução.

Quando será divulgado o resultado do Enem 2016?

Como já é de costume e diferente do que fez com a data de publicação do gabarito, o Inep não fez previsão para a publicação do resultado do Enem 2016. Geralmente, as notas dos participantes são divulgadas no início de janeiro, visto que servem como requisito principal para diversos programas do Ministério da Educação (MEC), como ProUni, Sisu, Sisutec e Fies, que abrem seus processos seletivos no primeiro mês do ano.

Neste ano, contudo, a aplicação foi prejudicada e cerca de 271 mil candidatos farão as provas do Enem 2016 nos dias 03 e 04 de dezembro. Tudo isso por conta das ocupações de escolas por estudantes que protestam contra a PEC dos gastos públicos e a reforma do ensino médio. Apesar do acontecido, a organização do Exame garantiu que não vai se atrasar na divulgação dos resultados individuais, garantindo que nenhum participante será prejudicado.

Para ficar por dentro de todos os detalhes e novidades sobre as provas aplicadas no último final de semana, continue visitando nosso site e curta a página do Enem 2016 no facebook. Conte com nosso total esforço para não perder nenhuma informação. Recomendamos que você leia a notícia sobre a anulação da prova de redação do Enem 2016!

Avalie este artigo.

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: