Enem 2016 Provas de Dezembro Local de Prova

Atualizado em: novembro 22, 2016

by Enem 2016 on 22/11/2016

Local de prova Enem 2016 dezembro: O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou os locais de prova dos candidatos que não puderam participar do Exame nos dias 05 e 06 de novembro, por conta das ocupações em escolas, institutos e universidades públicas de todo o país. Ao todo, mais de 271 mil estudantes terão o direito de, enfim, fazer as provas nos dias 03 e 04 de dezembro a partir das 13h30min. Os portões serão abertos ao meio dia e fechados às 13h (de Brasília/DF).

As provas do Enem 2016 foram marcadas originalmente para o primeiro final de semana de novembro, dias 05 e 06. Entretanto, nos dias escolhidos, milhares estudantes de todo o país ocuparam 405 escolas de 21 Estados e do Distrito Federal em protesto contra a PEC do teto de gastos públicos e a reforma do ensino médio. Desta maneira, todos os estudantes que fariam o Exame nas escolas que permaneceram ocupadas até o dia 31 de outubro, foram relocados para outros locais e farão as provas no primeiro final de semana de dezembro, nas tardes dos dias 03 e 04.

Como consultar local de prova Enem 2016 de dezembro?

Os 271 mil estudantes que farão o Exame nos próximos dias, podem consultar o local de prova do Enem 2016 de dezembro pela internet, no portal do Inep acessível no endereço http://portal.inep.gov.br/, ou pelo aplicativo do Ministério da Educação (MEC) nos smartphones ou tablets. Para isso, é preciso ter o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha.

Quem tiver que recuperar senha do Enem 2016 deverá clicar na opção “Esqueci minha senha”, disponível na própria tela de acesso, logo abaixo dos campos de CPF e senha. Ao clicar no link, será carregada uma página que requer algumas informações: CPF, data de nascimento, nome da mãe (caso tenha sido cadastrado na inscrição), Estado e município de residência. Informando todos os dados corretamente, a nova senha poderá ser cadastrada e confirmada.

Todos os participantes que realizarem a consulta ao endereço de prova não terão muitas dificuldades, visto que os procedimentos são os mesmos de quando consultaram tempos atrás. Além do próprio nome da instituição, o Inep disponibiliza o nome da rua, número, bairro e sala de cada candidato.

As informações estão contidas no cartão de confirmação de inscrição do Enem 2016. Junto do local de prova, o documento ainda contém: número de inscrição, data, horário das provas, indicação de atendimento diferenciado e/ou específico (se for o caso), opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).

Lembrando que o cartão é apenas um documento informativo e, portanto, não precisa ser apresentado no local de prova. Os estudantes, por sua vez, são obrigados a apresentar um documento original de identificação com foto, sendo aceitos: carteira de identidade (RG – Registro Geral), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de trabalho (emitida após 27 de janeiro de 1997), passaporte, Certificado de Reservista e Certificado de Dispensa de Incorporação.

A reaplicação das provas do Enem 2016 custará mais de R$ 10,5 milhões

Fiscal do Enem 2016

Fiscal do Enem 2016

De acordo com informações do Inep, a reaplicação do Enem 2016 custará R$ 10.512.564,33 aos cofres do Governo Federal. Tudo isso porque são contabilizados gastos com impressão, aplicação, correção, distribuição das provas, distribuição de materiais administrativos da segunda aplicação, além do desperdício com as provas que já haviam sido impressas e transportadas originalmente.

Ainda conforme informou o Instituto, cerca de 3% dos inscritos tiveram a realização do Exame inviabilizada. A decisão de adiamento para estes casos foi baseada na ideia de que a segurança necessária aos participantes e às provas propriamente ditas ficariam totalmente comprometidas.

Resultado do Enem 2016 será divulgado em janeiro

Apesar do imprevisto com a reaplicação das provas para alguns participantes, o Inep garantiu que a data de divulgação do resultado do Enem 2016 não será afetada. Assim, esperamos que as notas sejam publicadas nos primeiros dez dias de janeiro, com base nos cronogramas das últimas edições.

A divulgação das notas do Enem 2016 não pode ser afetada, visto que o Exame é requisito básico para diversos programas do MEC: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica).

O gabarito oficial do Enem 2016 foi publicado na semana seguinte à aplicação das provas. Consulte as respostas do seu caderno de questões e veja sua quantidade de acertos e erros. Sua hora de conquistar o sonho de acesso a um curso superior pode estar chegando. Conte com nosso total apoio e torcida! Curta a página do Enem 2016 no facebook e fique por dentro de todos os nossos compartilhamentos.

Enem 2016 Provas de Dezembro Local de Prova
4.17 (83.33%) 6 votos

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: