Enem 2016 Exame Nacional do Ensino Médio

by Enem 2016 on 17/08/2014

in Enem, Enem 2016, Inscrições

Começam os preparativos dos estudantes para o Enem 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio no país, organizado pelo MEC e pelo INEP, a partir de 2009 o exame adquiriu um novo formato, passando a ser pré requisito para participar de processos seletivos do Prouni e Sisu. Hoje em dia, a nota do Enem é utilizada em vários casos, seja para conseguir acesso às instituições de ensino superior publicas ou particulares ou até mesmo na obtenção do certificado de conclusão do ensino médio.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pretende antecipar a divulgação do edital com datas e regras para o Enem 2016 devido aos preparativos para as Olimpíadas Rio 2016. No Edital do Enem 2016 o candidato terá acesso a todas as informações referentes ao exame, como regras, data de inscrição e de realização das provas. A previsão é de que o edital seja divulgado no mês de maio, assim como ocorreu na última edição do Exame.

Enem 2016 Exame Nacional do Ensino Médio

A inscrição para o Enem 2016 deve ser feita exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/, dentro do prazo que será divulgado em edital. O período para registro normalmente acontece entre o fim do mês de maio e início de junho. Para se inscrever é necessário que o candidato tenha em mãos o número do CPF, RG, nome e endereço completo.

Para confirmar a inscrição, o estudante precisa emitir o boleto e pagar em dia a taxa de inscrição, no valor de R$ 35,00. Os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública são automaticamente isentos do pagamento, e aqueles estudantes que não tem condição de fazer o pagamento podem, ao se inscrever, preencher o formulário para declarar carência no Enem 2016.

Edital do Enem 2016

O edital do Enem 2016 ainda não foi divulgado, porém tudo indica que as provas deverão seguir o cronograma dos anos anteriores, realizadas no fim do mês de outubro, início de novembro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio: ciências humanas, ciências da natureza, matemática, linguagens e redação.

As provas tradicionalmente têm início às 13h (horário de Brasília). No primeiro dia os candidatos fazem as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No segundo dia são realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.

O gabarito do Enem 2016 são divulgados pelo MEC em até três dias após a realização das provas, e o resultado deverá ser divulgado somente em dezembro. Tanto os gabaritos quanto o resultado serão divulgados no site oficial do Enem.

Enem 2016 Exame Nacional do Ensino Médio
5 (100%) 2 votos

Previous post:

Next post: