Data das Inscrições do Enem 2016

by Enem 2016 on 31/03/2015

in Datas, Enem 2016, Inscrições

Divulgação do Cronograma do Enem 2016: As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016 acontecem no mês de maio, porém o Ministério da Educação (MEC) ainda não definiu quais serão os dias em que os candidatos vão poder acessar o endereço eletrônico disponibilizado para realizar a inscrição do maior teste de conhecimentos do Brasil. O Enem é a principal exigência para participar do ProUni, FIES e SISU, programas do Governo Federal que, através de processo seletivo concedem vagas, bolsas de estudos e financiamentos para o ensino superior público ou privado. Mas o Enem 2016 também pode ser realizado por pessoas maiores de 18 anos que ainda não concluíram o ensino médio e desejam obter o Certificado de Conclusão do curso.

As inscrições, assim que forem divulgadas as datas oficiais, poderão ser realizadas apenas através do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. É necessário que os candidatos informem dados pessoais como número do documento de identificação (RG) e número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Também é preciso que os candidatos informem o endereço residencial, um endereço de e-mail válido e criem uma senha pessoal.

As informações referentes ao endereço residencial, endereço de e-mail e senha pessoal são de fundamental importância. No endereço pessoal o candidato os candidatos receberão o cartão de confirmação de inscrição do Enem 2016. No endereço de e-mail receberão informações importantes relativas ao Exame. Já a senha pessoal será exigida em ações futuras, como realizar inscrições nos programas o MEC.

Taxa e confirmação da inscrição do Enem 2016

Data das Inscrições do Enem 2016

É necessário que os participantes do Enem 2016 paguem um valor referente a taxa de inscrição. Este valor é de aproximadamente R$35,00 e deve ser pago utilizando um boleto que deve ser impresso no site onde no qual os candidatos realizaram inscrições para participar do Exame.

Existem casos em que o candidato é automaticamente isento do pagamento da taxa de inscrição e casos em que pode solicitar a isenção do pagamento. Alunos matriculados em escolas da rede pública de ensino que estão cursando o último ano do ensino médio são isentos do pagamento da taxa de inscrição. Podem solicitar a isenção através de declaração de carência socioeconômica aqueles candidatos que estão em situação de vulnerabilidade financeira.

O documento que comprova que o candidato está apto para prestar as provas do Enem 2016, o Cartão de Confirmação de Inscrição, contém o número de inscrição do candidato, a senha criada, o endereço do local, e horário em as provas serão aplicadas e qual o tipo de língua estrangeira fará parte da avaliação. O Cartão é entregue no endereço do candidato, mas também pode ser impresso através do site disponibilizado pelo INEP.

Curta e compartilhe o Facebook do Enem 2016. Veja também a Apostila do Enem 2016, o melhor material de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Data das Inscrições do Enem 2016 5.00/5 (100.00%) 1 voto

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

Previous post:

Next post: